Instituto da UFF renova parceria com FAU com intermédio da Brazil International Foundation

A parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (Inest) da Universidade Federal Fluminense (UFF) com a Flórida Atlantic University (FAU), instituição localizada no sul da Flórida, foi renovada até 2027. O primeiro termo de entendimento entre as duas universidades foi firmado em 2016 e se encerrou em 2021. O professor doutor Fabrício Neves, coordenador do Centro de Estudos Estadunideses da Universidade (CEU), explica que durante esse período foram realizadas visitadas de professores brasileiros à FAU, assim como o Instituto recebeu a visita de um professor desta universidade.

“A parceria entra o Inest/UFF e a FAU visa o intercâmbio de alunos e professores, permitindo um maior estreitamento entre as duas culturas acadêmicas e o entrosamento de áreas afins, como relações internacionais, ciência política e sociologia”, complementa o coordenador. “Pretende-se também promover pesquisas e a produção de textos acadêmicos em parceira, bem como a apresentação de seminários conjuntos, realizados tanto no Brasil como nos Estados Unidos, com professores de ambos os países. Assim como levar professores do Brasil para a realização de pós-doutoramento na FAU, e trazer professores desta Universidade para ministrar cursos regulares ou de extensão, palestras e se pós-doutorar no Brasil”, conclui.

O diretor do Inest, Prof. Dr. Vágner Camilo fala da importância desta parceria e destaca a participação do Chairman da Brazil International Foundation, Aloysio Vasconcellos, na articulação deste acordo.  “O contato com o Dr. Aloysio Vasconcellos foi fundamental para aumentar a internacionalização, foi a partir do vínculo mantido com ele e sua ação que nós temos frutos desta parceria, alunos já com temas ligados ao Brasil nos Estados Unidos”, comenta. Sobre a importância da parceria de uma universidade fluminense com o país norte americano, o diretor é categórico. “O que pode ser mais estratégico do que a relação com os Estados Unidos, hoje em dia? Talvez só a China, mas a relação com os Estados Unidos é histórica e cultural também. Então, este é um dos pilares do nosso Instituto, formar especialistas em áreas,  também oferecemos disciplinas específicas no nosso curso de graduação sobre Estados Unidos. E isso tudo ganhou muito dinamismo com esta parceria com a FAI e o Dr. Aloysio Vasconcellos foi fundamental nessa aproximação”, reforça.

Participação no Conselho Acadêmico do INEST/UFF

Eurico de Lima Figueiredo, Prof. Emérito do Inest, e também um dos nomes importantes na costura do acordo entre INEST e FAU, lembra a participação de Aloysio Vasconcellos nesta parceria. “O Dr. Aloysio Vasconcellos mantém relações estreitas com o INEST/UFF desde 2014 na qualidade de Presidente da Brazil International Foundation e membro fundador do Brazilian Business Group na Flórida, EUA”, explica. “Como tal, tem sido o principal articulador e incentivador da aproximação, no país americano, entre a Florida Atlantic University (FAU) e o INEST/UFF no que resultou, por um lado, na assinatura de termo de cooperação acadêmica entre as duas instituições, e, por outro, no Brasil, na criação e desenvolvimento do Centro de Estudos Estadunidenses (CEU), uma unidade do Núcleo de Estudos Avançados do INEST/UFF e também na escolha de seu nome para  o Conselho Acadêmico do Instituto, cuja cerimônia de posse foi realizada no início do mês de junho”, conclui.

Posse do Conselho Acadêmico do INEST/UFF

Segundo o Prof. Emérito, a escolha do nome do Dr. Vasconcellos deveu-se ao seu interesse pelas atividades do INEST/UFF,  sua larga experiência como executivo de empresas multinacionais americanas, seu capital relacional e sua reconhecida competência intelectual. “Suas sugestões e conselhos por tudo isso irão beneficiar a formulação de diretrizes e políticas acadêmicas do Instituto que atua na área dos estudos e pesquisas voltados para as questões da Defesa Nacional e da Segurança do país no plano das relações internacionais”, argumenta.       

A partir desta participação no Conselho, o diretor do INEST espera que as relações cresçam ainda mais entre essas duas instituições de ensino.  “A gente espera que através desta parceria mais pesquisas sejam realizadas entre nossos alunos e possivelmente professores, esse é o nosso objetivo”,  conclui o Prof. Vágner Camilo.

“Na prática, algumas atividades já começaram a ser desenvolvidas envolvendo professores  das duas universidades, como a produção e a submissão de trabalho de pesquisa para apresentação em seminário nos Estados Unidos. Outras ações em parceria devem ser em breve implementadas, como o intercâmbio de professores e alunos das duas instituições para ministrar e frequentar cursos de extensão criados nas duas universidades”, complementa o coordenador do CEU, Prof. Dr. Fabrício Neves.

Deixe seu comentário

pt_BR