Os roteiros foram julgados por um Comitê de Seleção composto por profissionais designados pelas organizações de apoio – Dra. Nuria Godón, Professora Associada de Espanhol da Florida Atlantic University, Suzanne Seixas Thorson, representante da Brazil International Foundation, e Kate Lyra Diretor do LATC. Os resultados do processo de seleção e os vencedores de cada país são mostrados abaixo com suas respectivas classificações.
Brasil:
1. Mabel e Sara – Ananda Radhika Meron Postiglione
2. Eu sonho com a América – Breno Buswell
3. Ventania – Isabella Yoshimura
Flórida:
1. Filha Yanomami: Um Filme de Descoberta Genealógica – Melissa Aldana
2. O Julgamento – Samantha Szekely
O primeiro lugar no tratamento do roteiro premiado da Flórida e o primeiro lugar no tratamento de roteiros premiado do Brasil receberão um prêmio em dinheiro de US$ 500 do LATC para o desenvolvimento dos roteiros. Os vencedores do segundo lugar receberão um prêmio em dinheiro de U$ 300 e o vencedor do terceiro lugar receberá U$ 200. Além disso, os tratamentos vencedores da Flórida e do Brasil serão disponibilizados para empresas de produção nos EUA e no Brasil para possível aquisição, desenvolvimento e / ou produção. Eles também receberão uma cópia da publicação do LATC, Latin American Cinema Today: A Perspectiva do Diretor.
O Concurso de Tratamento de Roteiro Estudantil Brasil-Flórida 2018 foi aberto a estudantes universitários registrados na Flórida e no Brasil. Foi organizado pelo Centro de Treinamento da América Latina, com apoio da Florida Atlantic University, da Brazil International Foundation, da Brazilian Film Commission Network-REBRAFIC e do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual-Forcine.